25 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

PINTO, Ani Carolini; MULLER, Gislaine Cristina    BROERING, Camilla Volpato. Sentimentos pré-cirúrgicos: o que as crianças relatam?. []. , 25, 2, pp.96-107. ISSN 1516-0858.  https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.v25.479.

A hospitalização é um evento angustiante para as crianças, pois estas se deparam com um ambiente desconhecido, onde vivenciam procedimentos dolorosos e lidam com quebras de rotina e modificações de relações familiares. Portanto, é possível que o sofrimento advindo da hospitalização ocasione alterações nas emoções, pensamentos e comportamentos das crianças. Diante deste cenário, a utilização de recursos lúdicos contribui significativamente no processo de enfrentamento pré-cirúrgico da criança. O presente estudo tem o intuito de apresentar os sentimentos das crianças internadas em relação à situação pré-cirúrgica, bem como as mudanças nos pensamentos, comportamentos e cotidiano das crianças frente à hospitalização, e discutir a contribuição de recursos lúdicos específicos para este cenário. Através da coleta de dados por entrevista semiestruturada e o jogo Baralho Infantil da Hospitalização, concluiu-se que as crianças indicaram inicialmente sentimentos negativos durante a entrevista, entretanto, quando posteriormente se expressaram por meio do recurso lúdico, denotaram emoções e pensamentos positivos. Tal perspectiva só foi possível através do recurso lúdico que possibilitou a expressão da criança em relação ao que sente no hospital, bem como a ressignificação de sentimentos e melhora do bem-estar do paciente para enfrentar o procedimento cirúrgico.

: hospitalização infantil; pré-cirurgia; cirurgia pediátrica; sentimentos pré-cirúrgicos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License