6 2 
Home Page  


Psicologia: teoria e prática

 ISSN 1516-3687

OLTRAMARI, Leandro Castro    CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais de profissionais do sexo sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contracepção. []. , 6, 2, pp.75-87. ISSN 1516-3687.

Este estudo verificou se as representações sociais de mulheres, profissionais do sexo, sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e contracepção, diferenciam-se em função delas terem um parceiro fixo com envolvimento amoroso e não cliente. Foram entrevistadas 40 mulheres: 18 delas com este tipo de parceiro e 22 sem. As entrevistas focalizaram a visão delas quanto ao risco de contraírem DSTs e engravidarem. Analisou-se o material verbal pelo software ALCESTE. Os resultados indicaram duas representações sociais sobre as DSTs: uma que as associa ao trabalho sexual remunerado (de mulheres com parceiro fixo) e outra que as explica pela prática sexual desprotegida ou sem preservativo (de mulheres sem parceiros fixos e não clientes). Quanto à contracepção, não houve diferença em função da existência ou não de parceiro fixo, o mais importante foi a idade. As mais novas se preocupavam mais com a prevenção da gravidez do que com as DSTs. Os resultados indicam que os programas de prevenção voltados às profissionais do sexo devem considerar estas diferenças neste grupo.

: representações sociais; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; contracepção; relações, profissionais do sexo.

        ·     · |     · ( pdf )