11 2 
Home Page  


Psicologia: teoria e prática

 ISSN 1516-3687

AROS, Ana Carla Silvares Pompêo de Camargo    AIELLO VAISBERG, Tânia Maria José. Clube da luta: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea. []. , 11, 2, pp.03-17. ISSN 1516-3687.

Este artigo deriva de uma pesquisa psicanalítica sobre um importante fenômeno clínico que articula despersonalização e desrealização, o qual, sob a pena de Winnicott, é conhecido como "incapacidade de se sentir vivo e real". Trata-se de um fenômeno típico de quadros borderline e psicóticos, cujas manifestações têm se mostrado frequentes na sociedade contemporânea. Utilizou-se como objeto de análise uma narrativa psicanalítica do filme Clube da luta, tomado como um acontecer humano ficcional. Foram criados/encontrados sete campos diversos, integrantes de um campo maior - "ser ou não ser". Estabelecendo interlocuções com Winnicott e Bauman, foi possível concluir que a problemática clínica estudada articula-se intimamente às novas formas de organização da sociedade líquido-moderna, as quais, de modo paradoxal, incrementam um certo tipo de individualismo ao dificultarem o amadurecimento pessoal no sentido do desenvolvimento da capacidade de se sentir vivo, real e capaz de gestualidade espontânea e transformadora de si e do mundo.

: Bauman; Clube da luta; Psicanálise; Psicose; Winnicott.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License