15 1 
Home Page  


Psicologia: teoria e prática

 ISSN 1516-3687

FERREIRA, Roberta Albuquerque; LIRA, Nadielle de Paula Moura; SIQUEIRA, Ana Luiza Nogueira    QUEIROZ, Elizabeth. Percepções de psicólogos da saúde em relação aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes diante da morte. []. , 15, 1, pp.65-75. ISSN 1516-3687.

A inserção do psicólogo na área da saúde trouxe para esse profissional uma demanda de trabalho com a morte, não diretamente atendida por sua formação. O presente estudo objetivou identificar a percepção de psicólogos que atuam em hospitais vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, quanto aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes relacionados à morte. Participaram da pesquisa 15 psicólogos de quatro hospitais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados em categorias temáticas. Foram identificadas as seguintes categorias: formação para o trabalho com a morte; aspectos pessoais relacionados à morte; impacto da morte no profissional e na equipe; aspectos que acarretam desgaste físico e/ou emocional; a realidade do trabalho com a morte. O sofrimento vivenciado diante da morte de pacientes e das respostas dos familiares traz a necessidade de formação dirigida para o tema, tanto para os psicólogos quanto para os demais profissionais que compõem a equipe de saúde.

: atitude diante da morte; assistência terminal; educação em saúde; relações profissional-paciente; relações profissional-família.

        · |     · |     · ( pdf )