19 3 
Home Page  


Psicologia: teoria e prática

 ISSN 1516-3687

TOMAZOLI, Letícia Sanches et al. Rastreio de alterações cognitivas em crianças com TEA: estudo piloto. []. , 19, 3, pp.23-32. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p23-32.

Escalas e instrumentos de triagem padronizados vêm se mostrando ferramentas úteis e necessárias. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi verificar se o Ages & Stages Questionnaires (ASQ) é eficaz para rastrear alterações cognitivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e se existem diferenças entre as respostas dadas pelos cuidadores e terapeutas da criança. Foi utilizado o teste ASQ-3 "Resolução de Problema", com perguntas sobre habilidades cognitivas. Os participantes foram 14 sujeitos, dos gêneros feminino e masculino e idade entre 48 e 71 meses, com diagnóstico de TEA. Foi realizada a análise descritiva e estatística dos dados e não foram identificadas diferenças significativas entre grupos. O ASQ foi capaz de identificar as crianças com comprometimento cognitivo e mostrou-se ser um instrumento de fácil aplicação, rápido no preenchimento e com baixo custo, atributos ideais para uma ferramenta de avaliação em cuidados de saúde primários.

: transtorno autístico; cognição; diagnóstico; testes imediatos; fonoaudiologia; criança.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License