23 2 
Home Page  


Psicologia: teoria e prática

 ISSN 1516-3687

ALEJANDRO    KOZLOVSKI, Alberto. Luto complicado, experiências perceptivas incomuns e esperança na viuvez. []. , 23, 2, pp.1-23. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP13342.

O objetivo geral deste estudo é avaliar o luto e a esperança em viúvas religiosas, e a frequência de experiências perceptivas incomuns após a morte do cônjuge. A hipótese é que (H1) viúvas religiosas experimentarão um luto menos complicado, (H2) mais esperança e (H3) maior frequência de experiências perceptivas incomuns do que viúvas não religiosas. Três instrumentos, o Inventário do Luto Complicado, a Escala de Esperança e o Questionário de Alucinações, foram administrados a uma amostra composta por viúvas religiosas e um grupo de controle (viúvas não religiosas). Os resultados mostraram que as viúvas religiosas experimentaram um luto menos complicado do que as viúvas não religiosas e menos sentimentos de pessimismo em relação à morte de um ente querido. As viúvas religiosas que mostraram maior senso de esperança, em comparação com as viúvas não religiosas, tendem a ter menos indicadores de luto complicado. Além disso, aquelas viúvas religiosas que demonstravam sentimentos associados à memória do falecido tendiam, por exemplo, a ouvir vozes e cheirar perfumes. É possível que essas ocorrências possam até ser funcionais e adaptativas para lidar com os sentimentos negativos de luto e perda, em vez de ser um mecanismo de déficit de recursos para lidar com a dor e a desesperança.

: duelo complicado; viuvez; espiritualidade; esperança; experiências perceptivas incomuns.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License