Natureza humana
ISSN 1517-2430
WU, Roberto. O nous e a indicação da vida fáctica. []. , 13, 1, pp.102-116. ISSN 1517-2430.
^lpt^aA noção de indicação formal em Heidegger reúne três elementos fundamentais na perspectiva do sentido (Sinn): o conteúdo (Gehalt), a relação (Bezug) e a realização (Vollzug). Do ponto de vista dos conceitos filosóficos, esses três elementos articulam-se enquanto apreensão do mundo tomado fenomenologicamente, com a explícita pretensão de evitar-se um olhar teorético que meramente classifica entes de um ponto de vista da mera generalidade vazia. Nesse sentido, o texto Interpretações fenomenológicas de Aristóteles: indicação da situação hermenêutica, também conhecido como "Informe Natorp", oferece uma interpretação explicitadora da vida fáctica, com base na análise dos conceitos aristotélicos. O presente artigo pretende apresentar de modo breve e provisório, a importância do conceito de nous, em seu caráter de abertura e possibilitação, bem como sua realização (Vollzug) nos modos articulados pelo discurso (logos). Nessa perspectiva, pretende-se mostrar que a retomada heideggeriana da filosofia aristotélica é norteada pelas funções proibitivo-referencial e reversivo-transformacional.^len^aThe notion of formal indication in Heidegger's thought assembles three basic elements in the perspective of meaning (Sinn): the subject (Gehalt), the relation (Bezug) and the actualization (Vollzug). In the perspective of philosophical concepts, these three elements articulate themselves as the apprehension of the world, in the phenomenological sense, with the goal of avoiding a theoretical look which arranges the beings in a form of generalization. Seen in these terms, the "Natorp Report" (Phenomenological Interpretations in Connection with Aristotle: an indication of the hermeneutical situation) provides an interpretation of factical life, since the perspective of the Aristotelian concepts. This article pretends to present in a provisory way the importance of the concept of nous, which has the character of openness and making-possible, as well as his actualization (Vollzug) in the modes articulated by discourse (logos). With this in mind, the article intends to demonstrate that Heideggerian's appropriation of Aristotelian philosophy is determined by the "referring-prohibitive" and "reversing-transforming" functions.
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