4 2 
Home Page  


Revista Mal Estar e Subjetividade

 ISSN 1518-6148 ISSN 2175-3644

CHATELARD, Daniela Scheinkman. Algumas considerações teóricas acerca de uma experiência hospitalar. []. , 4, 2, pp.349-357. ISSN 1518-6148.

A presente pesquisa apresenta como proposta principal pensar a questão da prevenção no âmbito da saúde mental do bebê a partir da experiência com a prática hospitalar, clínica e de pesquisa em psicanálise, observando o par mãe/bebê desde o início gestacional. O dispositivo em nossa prática de observação e intervenção é o Ambulatório Pré-natal e a UTI Neonatal, o Berçário e a Maternidade do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Essa pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia na UNB. O referencial teórico é a psicanálise, referencial que permeou a pesquisa e a supervisão da equipe, norteando nosso estudo, nossa práxis e escuta de uma experiência no âmbito hospitalar. Abordaremos para pensar esta prática a área da primeira infância; dando relevância às elaborações de estudos sobre o vínculo afetivo mãe/bebê e sobre suas interações.

: práxis; infans; prevenção; pulsão e desejo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License