19 1 
Home Page  


Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

 ISSN 1519-0307 ISSN 1809-4139

MORAES, Mayra Grava de; HITORA, Vinicius Barroso    VERARDI, Carlos Eduardo Lopes. A relação entre síndrome de burnout e qualidade de vida. []. , 19, 1, pp.51-64. ISSN 1519-0307.  https://doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v19n1p51-64.

A qualidade de vida é um importante aspecto sobre a saúde física e mental, que pode ser afetada pelo burnout. Existem evidências que apontam os efeitos de distúrbios psicológicos, como o esgotamento profissional, associados à baixa qualidade de vida como redutores da motivação e realização profissional. Além disso, o burnout influencia em aspectos sociais, físicos, cognitivos e profissionais. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar a vulnerabilidade dos participantes para burnout e seus níveis de qualidade de vida. Ademais, comparar a qualidade de vida dos indivíduos mais vulneráveis a essa síndrome com o restante da amostra, de menor vulnerabilidade. Participaram do presente estudo 52 trabalhadores entre médicos e professores. A coleta de dados consistiu na resposta do Inventário Sociodemográfico, Whoqol-Bref e Maslach Burnout Inventory. Os resultados mostraram que 19,2% da amostra total apresentou níveis elevados de burnout e esses mesmos participantes também obtiveram escores mais baixos em todos os domínios da qualidade de vida comparados aos demais participantes. Esses problemas podem ser vistos como uma questão social, pois suas consequências, incluindo a perda de qualidade do trabalho e até mesmo em efeitos prejudiciais ao sistema de saúde e educação, se estendem e afetam outras pessoas que se relacionam diretamente com esses profissionais vulneráveis à síndrome.

: Burnout; Qualidade de vida; Saúde mental; Professor; Médico.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License