19 1 
Home Page  


Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

 ISSN 1519-0307 ISSN 1809-4139

FREITAS, Jheniffer et al. Influência da terapia neuromotora intensiva no controle de cabeça de uma criança com paralisia cerebral do tipo quadriplegia espástica. []. , 19, 1, pp.65-80. ISSN 1519-0307.

A paralisia cerebral ocasiona distúrbios da postura e do movimento, e, em pacientes quadriplégicos, acomete os quatro membros, o tronco e a cabeça. A terapia neuromotora intensiva (TNMI) surge como possibilidade de intervenção fisioterapêutica. Assim o presente estudo objetivou investigar a influência da TNMI com traje Pediasuit® sobre o controle de cabeça de uma criança com quadriplegia espástica. A paciente foi submetida à TNMI e avaliada por meio dos seguintes instrumentos: escala GMFM-88 nas dimensões A (deitar e rolar) e B (sentar), por concentrarem o repertório motor amplo da criança com GMFCS V, GMFM-66 e sistema de eletrogoniometria wi-fi (Biofeed®), com sensor localizado na cabeça (osso frontal), avaliando a oscilação no plano sagital, nos tempos de 30, 60 e 90 segundos. Com a GMFM-88, obteve-se melhora de 17,65% na dimensão A e de 1,67% na dimensão B com ganho de 9,66% na pontuação geral, e de 1,11% na GMFM-66. Pela análise do Biofeed®, houve diferenças entre as avaliações inicial e final em todos os tempos analisados (30, 60 e 90 segundos), indicando que o protocolo terapêutico proporcionou ganhos no controle motor de cabeça. Os resultados evidenciaram uma melhora discreta no controle de cabeça na GMFM-88 e melhora pelo Biofeed®, o que a GMFM-66 não identificou.

: Fisioterapia; Paralisia cerebral; Quadriplegia; Intensivo; Terapia.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License