21 2 
Home Page  


Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

 ISSN 1519-0307 ISSN 1809-4139

DUARTE, Cintia Perez; PERANDIN, Giovana Pegorer; LAVIANO, Liliane    BARRETO, Taynara Freire. Abordagem interdisciplinar para avaliação e intervenção em dificuldades alimentares no autismo. []. , 21, 2, pp.109-127. ISSN 1519-0307.

A prevalência de dificuldades alimentares aumentou nos últimos anos e a idade de manifestação diminuiu. Sinais de alerta comportamentais e orgânicos que requerem atenção e sugerem avaliação especializada englobam: tempo de refeição prolongado; recusa de alimentos há pelo menos um mês; refeições estressantes e comportamentos disruptivos; déficit nas habilidades de alimentação independente; alimentação noturna; necessidade de distrações para comer; período de amamentação ou uso prolongado de mamadeira; e dificuldade para ingerir alimentos com novas texturas. Estima-se que até 90% das pessoas com autismo apresentam dificuldades alimentares e, destas, 70% têm seletividade alimentar. Há uma queda na qualidade de vida dessas famílias, com déficits relacionados à saúde e ao relacionamento social. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância do trabalho integrado de uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais da psicologia, fonoaudiologia e nutrição, voltada ao atendimento de pessoas com autismo que apresentam dificuldades alimentares, com base em uma revisão teórica e na prática clínica das autoras. Tal acompanhamento, considerando-se desde o processo de avaliação até a intervenção, é essencial para a efetividade do tratamento, e o treinamento e monitoramento da família são imprescindíveis para que atinjam a generalização e manutenção das evoluções, relacionadas aos comportamentos alimentares.

: Alimentação; Autismo; Interdisciplinar; Avaliação; Intervenção.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License