Revista Psicologia Política
ISSN 2175-1390
BUSSINGER, Rebeca. Corpo, gênero e identidade em Madame Satã. []. , 11, 21, pp.91-107. ISSN 2175-1390.
^lpt^aEste trabalho propõe articular algumas reflexões sobre o corpo, o gênero e a linguagem a partir da análise documental do filme Madame Satã. Enfoca o personagem principal do filme e apresenta o processo de transformação da identidade: de João Francisco a Madame Satã. Utiliza como referência metodológica a análise de discurso e analisa o material a partir da codificação e transcrição das cenas do filme. São apresentadas e discutidas as quatro categorias encontradas: o macho, a musa, a travesti e o marginal. Baseado na história do personagem do filme, concluí que corpos e discursos se conectam, produzindo identidades que destoam da matriz heteronormativa.^len^aThis article intends to articulate some reflections over the body, the gender and the language from the film Madame Satã using documental analysis techniques. It focuses on the main character of the film and it analyzes the process of identity transformation: from João Francisco to Madame Satã. The author utilizes as discourse analysis methodology and analyzes the material starting from the codification and transcription of the film´s scenes. Four categories that were found are shown and discussed: the male, the muse, the transvestite and the outcast. Based on the main character, it was concluded that bodies and discourses are connected, producing identities that mismatch from the heteronormative matrix.^les^aSe Propone articular algunas reflexiones sobre el cuerpo, el género y el lenguaje a partir del análisis documental de la película Madame Satã. Enfoca el personaje principal y presenta el proceso de transformación de la identidad: de João Francisco a Madame Satã. Utiliza como referencia metodológica el análisis de discurso y se analiza el material a partir de la codificación y transmisión de las escenas de la película. Se presentan y se discuten las cuatro categorías encontradas: el macho, la musa, el travesti y el marginal. Basado en la historia del personaje de la película, he concluido que cuerpos y discursos se conectan, produciendo identidades que desentonan de la matriz heteronormativa.
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