15 33 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 1519-549X

PRIMO, Joana Sampaio    ROSA, Miriam Debieux. Amizade e política: considerações sobre a philía e a fraternidade. []. , 15, 33, pp.377-390. ISSN 1519-549X.

^lpt^aO presente artigo parte do pressuposto de que a amizade pode ser tomada como um discurso e uma prática, articulando os sentidos da amizade com as vicissitudes dos usos da política. Para tanto, nos apoiamos nas leituras de Hannah Arendt a respeito das concepções da política na modernidade, pois ela localiza que a política, nos dias de hoje, se afirma, principalmente, como gestão de Estado, ligação fortemente questionada pela autora. Ao retomar as concepções da política na Grécia Antiga, Arendt propõe que esta estava compreendida na ação dos cidadãos no espaço público. Assim, nos voltaremos à amizade, destacando que a união da philía com a pólis colocou em cena, desde a Antiguidade, sua importância política. Na modernidade, todavia, com a afirmação do Estado de direito, a fraternidade, a igualdade e a liberdade são entendidas como direitos universais. Nesse cenário, apresentamos a afirmação da philía em detrimento da fratria, como ponto de articulação da política na modernidade, examinando seus desdobramentos.^len^aThis article articulates the actual vicissitudes of politics through the discussion of friendship, assuming it as a discourse and a practice. With that in mind, we relied on Hannah Arendt's discussion about the meanings of politics in modernity, since this author allows us to locate politics nowadays as State management. As long as she resumes the senses of politics in Ancient Greece, Arendt proposes that politics lies within the action of citizens in the public space, is located, therefore, in the gap in between the ordinary world. From these discussions, we will return to friendship, highlighting the fusion of philia with polis that made happen, since antiquity, its political importance. In modernity, however, with the assertion of Rechtsstaat, fraternity, equality and liberty are understood as universal rights of men, in this context, we intent to admit philía like an articulation possibility to discuss the modern politics.^les^aEn este artículo se articula las vicisitudes de los usos de la política en el interior de un debate sobre la amistad, tomándola como un discurso y una práctica. Para eso, nos basamos en las lecturas de Hannah Arendt sobre el significado de la política en la modernidad, ya que esta autora nos permite localizar la política, en estos días, como algo reducido a sentidos de la administración del Estado. Al retomar los sentidos de la política en la Grecia Antigua, Arendt sugiere que la política sea entendida como la acción de los ciudadanos en el espacio público. Por tanto, nos dirigimos a la amistad destacando la unión de la philía con la pólis, que pone en juego, desde la Antigüedad Clásica, su importancia política. En la modernidad, con la afirmación del Estado de derecho, la fraternidad, la igualdad y la libertad son derechos universales, en este contexto, pretendemos tomar la philía como un articulador de pensamiento para la política moderna.^lfr^aCet article suppose que l'amitié peut être considérée comme un discours et la pratique articuler les significations de l'amitié avec les vicissitudes des usages politiques. Pour cela, nous nous appuyons sur les lectures de Hannah Arendt sur les conceptions politiques de la modernité, car elle estime que la politique d'aujourd'hui, il est dit, d'autant plus que la gestion de l'Etat, lien fortement remis en question par l'auteur. Pour reprendre les conceptions politiques de la Grèce antique, Arendt suggère que cela a été inclus dans l'action des citoyens dans l'espace public. Ainsi, nous nous tournons vers l'amitié, en notant que l'union de philia avec la polis mis en jeu, depuis les temps anciens, son importance politique. Dans les temps modernes, cependant, l'affirmation de l'Etat de droit, la fraternité, l'égalité et la liberté sont compris comme des droits universels. Dans ce scénario, nous présentons la déclaration de philia au détriment de la phratrie en tant que point dans la modernité de pivot de la politique, l'examen de ses conséquences.

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License