19 44 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

VASCONCELLOS, Maira Allucham Goulart Naves Trevisan. Algumas repercussões do posicionamento político-ideológico na carreira profissional de Eliezer Schneider. []. , 19, 44, pp.88-96. ISSN 2175-1390.

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma análise inicial sobre a repercussão da posição político-ideológica de Eliezer Schneider na sua trajetória profissional na Psicologia. Este personagem é reconhecido pela historiografia da Psicologia principalmente por sua contribuição no campo da Psicologia Social e na criação dos primeiros cursos de Psicologia no Rio de Janeiro. Como base metodológica, utilizamos a análise do discurso baseada na proposta de Rosa, Huertas e Blanco, enfocando principalmente o nível biográfico. Quando estudou no Colégio Pedro II e também durante sua formação na Faculdade Nacional de Direito, Schneider se envolveu com o Movimento Estudantil e a Juventude Comunista. Esta militância gerou sua prisão e tortura na Era Vargas, o que lhe valeu posteriormente algumas dificuldades em sua carreira. Concluímos que, apesar da repressão e de alguns impedimentos na trajetória profissional, Schneider se empenhou para que a Psicologia se consolidasse como ciência e profissão, exercendo também um protagonismo político, mas a nível institucional.

: História da Psicologia; Psicologia Social; Eliezer Schneider; Juventude Comunista; Militância.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License