20 47 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

CASENOTE, Gabriela Fabian Nespolo    MERHY, Emerson Elias. Tenda do conto: reflexões da experiência do encantamento no trabalho em saúde. []. , 20, 47, pp.178-189. ISSN 2175-1390.

Esse artigo apresenta reflexões a partir da vivência da Tenda do Conto, metodologia aplicada em uma dissertação de mestrado que objetivou compreender como trabalhadores da saúde constroem cuidados de si. Através da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, técnicas de enfermagem participaram da experiência. Apresentaram-se como resultados: singularidade dos processos existenciais, descrição das experiências com o sofrimento no trabalho, relatos de si para além do campo discursivo institucional, ampliação da capacidade de expressão do corpo sensível. Espera-se contribuir com a Tenda do Conto como ferramenta metodológica para diferentes pesquisas, por fazer emergir diferentes narrativas sobre o vivido, dando centralidade à constituição de si como uma rede viva de existência. Além disso, este estudo teve um efeito a mais que foi facilitar aos participantes uma ampliação da sua compreensão do sofrimento vivido no cotidiano do trabalhador e a possibilidade de uma nova visão do que seja o cuidado de si nesse campo.

: Tenda do Conto; Saúde do Trabalhador; Psicossociologia; Redes Vivas de Existência; Saúde Coletiva.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License