21 52 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

OLIVEIRA, Regina Marques de Souza. Psicologia e ciência: protagonismo negro e indígena na Covid-19. []. , 21, 52, pp.796-813. ISSN 2175-1390.

Os modos de compreender a ciência na contemporaneidade esbarram nas formas de engajamento social. O classicismo científico abstém-se de realizar a interpretação histórica da realidade, reduzindo a reflexão e banalizando o fundamental. Ao mesmo tempo, negros e indígenas, grupos historicamente desprezados, assumem protagonismos importantes e elevam suas vozes não somente na sociedade em geral, mas também nos ambientes acadêmicos. Porém, estes redutos são coniventes com a exclusão e invisibilidade dos corpos científicos negros e indígenas. Na pandemia, circunstância letal para a humanidade, observações da psicologia enquanto disciplina científica interdisciplinar ao campo da saúde são importantes para reavaliar o modelo de engajamento político que desejamos em situações de tragédias e genocídios de certos grupos humanos que compõe a sociedade brasileira.

: Ciência; Psicologia; Saúde; Populações negro-indígenas.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License