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Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

PACHECO, Ana Laura Prates. O forçamento por onde o psicanalista pode fazer ressoar outra coisa. []. , 27, pp.13-21. ISSN 1676-157X.

^lpt^aA proposta deste trabalho é a de articular as consequências dos avanços elaborados por Lacan em seu último ensino, para a experiência psicanalítica. Se a correspondência entre a linguagem e o real é da ordem do impossível, se a transmissão integral é impossível, a pergunta que não se cala é qual a resposta ética do psicanalista quando o destino da mensagem passa a ser o ab-sens da relação sexual humana, relação essa que não é natural, mas "tomada pelas palavras"? Essa é a questão clínica e ética essencial: a psicanálise não visa tanto à verdade por trás do que isso quer dizer, mas antes, o fato de "que se diga". Para além do sentido, o psicanalista faz ressoar outra coisa - afirma Lacan em 1977. Para tanto, é preciso o que ele chama de "forçamento", que remete ao ato analítico como resposta, sem o qual a psicanálise pode vir a capengar irredutivelmente a um "autismo a dois" (LACAN, 1977). É preciso, assim borrar a diferença entre a verdade e a ficção já que "o que o analisante diz, esperando verificar-se, não é a verdade, é a vari(e) dade do sinthoma". Mas atenção: essa despretensão da verdade não justifica em absoluto um relativismo da desconstrução, já que as "verdades mentirosas" apontam todas para o real de que o gozo é a castração. Eis a ousadia clínica e ética que a psicanálise oferece: a aposta no bem dizer como resposta do psicanalista diante do impossível de dizer tudo é o que se espera de uma clínica que inclua passe. Lá, onde não há Outro que responda, nem sujeito que corresponda. Lá, onde não há carteiro da verdade há, entretanto algo que a letra/carta carrega: o valor sonoro da função poética, que toca o real, para além do valor semântico da verdade - e que faz ressoar no corpo (encore). Eis as questões que pretendo abordar neste trabalho.^len^aThe proposal of this paper is to articulate the consequences of the advances elaborated by Lacan in his later teaching, for the psychoanalytic experience. If the correspondence between language and the real is from the order of the impossible, if the integral transmission seems impossible, the crucial question is: What is the psychoanalyst's ethical response when the destiny of the message becomes the ab-sens of the human sexual intercourse, which is not natural, but "taken by the words"? This is the clinical question and essential ethics: psychoanalysis does not seek so much the truth behind what it means, but the fact should "reveal itself" beforehand. For beyond the sense, the psychoanalyst echoes something else - claims Lacan in 1977. For this, it is necessary what he calls "forcing", which refers to the analytical act as response, without which psychoanalysis can limp irreducibly to an "autism of two" (Lacan, 1977). Thus, it is necessary to blur the difference between truth and fiction since "what the patient says, expecting confirmation, is not the truth, but the variety of the symptom". But, attention: this lack of pretension of the truth does not at all justify a relativism of deconstruction, since the all the "lying truths" point to the real that jouissance is the castration. Here is the clinic and ethical boldness Psychoanalysis offers: the bet on the well saying as the psychoanalyst's response facing the impossible of saying everything that is expected from a clinic that includes pass. There where there is not the Other to answer, neither a subject that corresponds. There where there is not a postman of the truth there is, however, something that the letter carries: the sound value of the poetic function, which touches the real far beyond the semantic value of the truth - and that it makes it echo in the body (encore). Those are the questions I intend to deal with in this paper.

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