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Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

OLIVEIRA, Allisson Vasconselos    PAPA, Marina del. Da queda do pai à ascensão do canalha. []. , 39, pp.75-81. ISSN 1676-157X.

^lpt^aA partir de um episódio da série de televisão Black mirror, analisa-se o fenômeno da ascensão do canalha na contemporaneidade, figura que, como comprova a experiência, aproveita-se do desamparo generalizado provocado pela queda do pai para impor-se ao sujeito como Outro absoluto, capitalizando suas reivindicações. A queda do pai indica a perda do balizamento fálico do sujeito na cultura, em razão da qual o sujeito não consegue encontrar mais nenhum ponto de ancoragem, sentindo-se à deriva no mundo. O canalha aparece não só como o substituto do pai, que pode servir-lhe de referência, mas também como sua versão desmedida, tributária do emburrecimento e da subordinação das massas para exercer sua dominação.^len^aFrom an episode of the television series Black mirror, we analyze the contemporary phenomenon of the rise of the scoundrel, a figure that, as experience shows, takes advantage of the widespread helplessness caused by the fall of the father to impose himself on the subject as an absolute Other, capitalizing on their claims. The fall of the father indicates the loss of the subject's phallic mark in the culture, due to which the subject can no longer locate any anchor point, feeling adrift in the world. The scoundrel appears not only as a substitute for the father, who may serve him as a reference, but also as his undue version, dependent on the stupidity and subordination of the masses to exercise his domination.^les^aA partir de un episodio de la serie de televisión Black mirror, analizamos el fenómeno del ascenso del canalla en los tiempos contemporáneos, una figura que, como lo demuestra la experiencia, se aprovecha de la impotencia generalizada causada por la caída del padre para imponerse al sujeto como un Otro absoluto, capitalizando sus reclamos. La caída del padre indica la pérdida del marco fálico del sujeto en la cultura, por el cual el sujeto ya no puede ubicar ningún punto de anclaje, sintiéndose a la deriva en el mundo. El canalla aparece no solo como el sustituto del padre, que puede servirle como referencia, sino también como su versión desmesurada, que depende de la estupidez y subordinación de las masas para ejercer su dominio.^lfr^aÀ partir d'un épisode de la série télévisée Black mirror, on se propose d'analyser le phénomène de l'ascension dans la contemporanéité de la canaille, figure qui, comme l'expérience le montre, tire parti de la détresse généralisée provoquée par la chute du père pour s'imposer au sujet en tant qu'Autre absolu et en capitalisant sur leurs revendications. La chute du père indique la perte des balises phalliques du sujet dans la culture, en raison de laquelle le sujet ne peut plus repérer aucun point d'ancrage, et se sent à la dérive dans le monde. La canaille apparaît non seulement comme le substitut du père, qui peut lui servir de repère, mais aussi comme sa version démesurée, tributaire de l'abrutissement et de la subordination des masses, pour y exercer sa maîtrise.

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