39 
Home Page  


Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

SILVA, Magali Milene. A assertiva freudiana de que a psicanálise partilha uma Weltanschauung científica e a sustentação do desamparo como direção ética. []. , 39, pp.105-119. ISSN 1676-157X.

^lpt^aEm 1932, Freud afirmou que a psicanálise partilha de uma Weltanschauung, de uma "visão de mundo" científica, apostando que a ciência sustentaria uma posição mais condizente com o desamparo que estrutura a condição humana. O presente artigo objetiva discutir a possibilidade de reconhecimento e sustentação do desamparo como direção ética proposta por Freud para o tratamento do sintoma neurótico e para a cultura, em contraponto ao modo "religioso" como a ciência é veiculada em nosso laço social atual.^len^aIn 1932, Freud affirmed that psychoanalysis shares a Weltanschauung, a scientific "world view", wagering that science would sustain a more befitting position with the helplessness that structures human condition. The present article aims to discuss the possibility of the recognition and sustainment of helplessness as an ethical guidance proposed by Freud for the treatment of the neurotic symptom and for the culture, as opposed to the "religious" way science is conveyed in our current social bond.^len^aWeltanschauung^len^aPsychoanalysis^len^aHelplessness^len^aEthics^les^aEn 1932, Freud afirmó que el psicoanálisis comparte una Weltanschauung, una "visión de mundo" científica, apostando que la ciencia sostendría una posición más acorde con el desamparo que estructura a la condición humana. Este artículo tiene como objetivo la discusión de la posibilidad de reconocer y sostener el desamparo como dirección ética propuesta por Freud para el tratamiento del síntoma neurótico y para la cultura, en contraposición con el modo "religioso" en el que la ciencia es transmitida en nuestro lazo social actual.^lfr^aEn 1932, Freud affirmait que la psychanalyse partageait une Weltanschauung, une « vision de monde » scientifique, en misant que la science soutiendrait une position plus appropriée par rapport à la détresse qui structure la condition humaine. Cet article a pour but de discuter la possibilité de reconnaître et de soutenir la détresse en tant que direction éthique proposée par Freud pour le traitement du symptôme névrotique et de la culture, par opposition à la manière « religieuse » dont la science est véhiculée dans notre lien social actuel.

: .

        · | | | | | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License