40 2 
Home Page  


Semina: Ciências Sociais e Humanas

 ISSN 1679-0383

ALMEIDA, Raquel Silvano    CABREIRA, Luciana Grandini Gonçalves. O exame nacional do “bom” professor sob um olhar reflexivo. []. , 40, 2, pp.183-194. ISSN 1679-0383.

O que caracteriza um “bom” professor? Nasce-se? Torna-se? A ideia de professor como uma profissão vocacionada coloca em questão a formação docente que vem sendo tema de inúmeros estudos acerca dos cursos de graduação em Licenciatura disseminados pelo país. Rios (2001), quando propõe uma reflexão sobre um ensino de qualidade que ultrapasse a visão meramente técnica, lança um olhar à competência docente sob variados atributos que visam a um trabalho ético e competente. Mesmo considerando todas as competências conferidas ao “bom professor”, discutidas por autores como Duarte (2001), Rios (2001) e Facci (2004), o objetivo primeiro deste estudo será o de refletir sobre os atributos que vêm sendo considerados na proposta do exame nacional docente defendida pelo MEC/INEP, sendo nomeado por alguns autores como o “Enem dos professores”. Na análise do documento, encontramos uma série de valores que são atribuídos ao “bom” professor. Assim, adotando os pressupostos da abordagem qualitativa, por meio da técnica de pesquisa documental, serão levantadas questões sobre o que se pretende com este exame, considerando os aspectos que o documento atesta que caracterizam um “bom professor”. Dessa forma, este trabalho pretende contribuir para uma reflexão acerca do papel a ser desempenhado por aquele que se espera do “bom” professor, levando-se em consideração os apelos pragmáticos, instrumentais e mercadológicos presentes no discurso que se anuncia no documento analisado.

: Bom professor; Exame nacional docente; Enem dos professores.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License