4 2 
Home Page  


Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

 ISSN 1677-0358

CRUXEN, Orlando Soeiro. A prática da letra e o gozo feminino em O livro de cabeceira. []. , 4, 2, pp.176-184. ISSN 1677-0358.

^lpt^aO presente artigo procura articular a escrita com o gozo feminino a partir das elaborações do sujeito visado em relação ao Édipo. Trabalhando principalmente o filme O livro de cabeceira, do diretor Peter Greenway, esse artigo situa, contudo, a obra homônima de Sei Shonagon. Tece considerações sobre a prática da letra fundamentando-se em Freud, Lacan e Leclaire. Discute o Édipo da personagem, que passa de uma posição fálica inicial para outra mais propriamente ligada ao gozo feminino onde uma abertura para o belo e a escrita encontra lugar. Esse trabalho aponta para as contradições e impasses próprios à posição feminina.^len^aThis article tries to articulate the writing with the feminine enjoyment in the elaborations of the subject in the Oedipus complex. This work is based in the film "The pillow book", directed by Peter Greenway. It considerates the practice of the letter in Freud, Lacan and Leclaire. It discusses the Oedipus of the main personage that begins in a phallic position to arrive in one other close to the feminine enjoyment. Here, we meet the articulation of the beauty and the writing. This article notes the contradictions and difficulties concerning feminine position.^lfr^aCet article vise articuler l"écrit avec la jouissance feminine à partir du parcours du sujet étudié dans l'OEdipe. Il travaille sul le filme The pillow book, de Peter Greenway. Néanmoins, il situe l'oeuvre homonime de Sei Shonagon. Il considere la pratique de la lettre fondamenté en Freud, Lacan e Leclaire. Il discute l'OEdipe du personnage que commence dans une position phallique pour aboutir a une outre caracterisée par une jouissance feminine ou on trouve la question du beau e de l"écrit. Ce travail montre les contradictions e difficultés propres à la position feminine.^les^aEl presente artículo busca conectar la escrita con el gozo femenino desde las elaboraciones del sujeto visto respecto al Edipo. Trabajando esencialmente la película "Pillow Book" del director Peter Greenway, ese artículo sitúa sobretodo la obra homónima de Sei Shonagon. Habla de consideraciones sobre la práctica de la letra fundamentándose en Freud, Lacan y Leclaire. Discute el Edipo del personaje, que traslada de una posición fálica inicial a otra propiamente atada al gozo femenino donde una apertura para lo bello y la escrita encuentran sitio. Ese trabajo apunta para las contradicciones y los callejones propios a la posición femenina.

: .

        · | | | |     · |

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License