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Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

 ISSN 1677-0358

BESSET, Vera Lopes. Luto e angústia: questões em torno do objeto. []. , 4, 2, pp.185-192. ISSN 1677-0358.

^lpt^aEm seu texto sobre o luto e a melancolia, Freud, afirma que o luto é, geralmente, a reação frente à perda de um objeto caro ao sujeito. Algumas pessoas, registra, reagem a isso com o luto e outras com a melancolia. Interessa-lhe, nesse momento, saber como isso se dá. Para nós, trata-se de investigar por que, como em alguns casos que acompanhamos, alguns sujeitos apresentam angústia, e não luto ou melancolia, como reação à perda do objeto amado. Nesses casos, e focalizamos um em particular aqui, nossa hipótese é que a perda desvela o que o amor mantinha velado. Para tanto, partimos da premissa, lacaniana, de que a angústia é um afeto que não engana. Sendo assim, interrogamo-nos sobre o estatuto do objeto que estaria em questão nessa perda. É da perda de um objeto de amor que se trata aí ou, como é possível supor, da perda de uma posição de gozo, de satisfação pulsional?^len^aIn his text on mourning and melancholia, Freud states that in general, mourning is a reaction face to a loss of an important object. Some people react to that, with mourning and others with melancholia, as Freud emphatizes. On this moment, it becomes interesting for the author, the knowledge of how it happens. We are interested in research why, in some cases, some individuals present anguish instead of presenting mourning or melancholia, as a reaction to an object's loss. In these cases - we focalize one in particular in the present text - our hypothesis is that the loss unveils what love has maintained veiled. According to the lacanian premise, anguish is an affect that does not deceive. Thus, we interrogate ourselves about the object's statute in this loss. Is it about a loss of a love object or, as it is possible to suppose, is about losing a jouissance position, losing a pulsional satisfaction?^lfr^aDans son texte sur le deuil et la mélancolie, Freud, affirme que le deuil est, généralement la réaction face à la perte d´un objet cher pour le sujet. Certaines personnes, remarque-t-il, réagissent par le deuil et d´autres par la mélancolie.Ceci retient son attention et s´intéresse à savoir comment cela se produit. Pour nous, il s´agit d´essayer de comprendre pouquoi, comme dans certains cas que nous accompagnons, certains sujets réagissent par l´angoisse et non par le deuil ou la mélancolie, comme réaction à la perte d´un objet aimé. Pour ce type de réaction, à partir d´un cas particulier sur lequel nous allons nous focaliser, notre hypothèse est que la perte dévoile ce que l´amour maintenait voilé. Donc, en partant de la prémisse lacanienne que l´angoisse est um affect qui ne trompe pas, nous nous sommes interrogées sur le statut de cet objet qui serait en question dans cette perte. Est-ce la perte d´un objet d´amour dont il s´agit ici, ou, comme il est possible de le supposer, de la perte d´une position de jouissance, de satisfaction pulsionnelle?^les^aEn su texto sobre duelo y melancolía, Freud, afirma que el duelo es, generalmente, la reacción frente a la pérdida de un objeto querido. Algunas personas, registran, reaccionan a dicha pérdida a través del duelo y otras a través de la melancolía. A Freud, le Interesa en ese momento, saber cómo eso se da. Nosotros, nos proponemos investigar, a partir de algunos casos que acompañamos, por qué algunos sujetos presentan angustia, y no duelo o melancolía, como reacción frente a la pérdida del objeto amado. En esos casos, y focalizamos uno en particular aquí, nuestra hipótesis es que la pérdida devela lo que el amor mantenía velado. Para ello, partimos de la premisa lacaniana, de que la angustia es un afecto que no engaña. Siendo así, nos interrogamos sobre el estatuto de objeto que estaría en cuestión en dicha pérdida. ¿Es de la pérdida de un objeto de amor de lo que se trata ahí, o de la pérdida de una posición de goce, de satisfacción pulsional?

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