21 1 
Home Page  


Pensando familias

 ISSN 1679-494X

OLIVEIRA, Ana Paula de; PEREIRA, Veronica Aparecida    BOTTEGA, Daniela Cristina. Influências familiares no processo de psicoterapia infantil: enurese diurna e noturna - estudo de caso. []. , 21, 1, pp.50-62. ISSN 1679-494X.

A enurese pode gerar desconforto físico, comprometimento social e/ou acadêmico. Para alteração do quadro, a família apresenta-se como importante mediadora, possibilitando implementação de rotinas que contribuam para melhora do quadro. Neste estudo apresenta-se um caso clínico de enurese infantil, à luz da Análise Aplicada do Comportamento, descrevendo as contingências de manutenção do quadro e as alterações necessárias no contexto familiar. Trata-se do atendimento de uma menina com oito anos de idade com queixa de enurese diurna e noturna. O caso desenvolveu-se em 52 sessões, em uma clínica escola. A avaliação apontou para intervenção na área de autocuidados, pautando-se principalmente em manejos comportamentais positivos, autorregistro e treino de musculatura pélvica. A mãe atuou como importante mediadora para aquisição de repertórios que possibilitaram maior autocontrole, autocuidados e autonomia da criança, levando a eliminação do quadro enurético.

: Enurese; Autocontrole; Análise do Comportamento Aplicada.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License