16 2 
Home Page  


Vínculo

 ISSN 1806-2490

GATTI, Maria Carolina    PINTO, Maria Jaqueline Coelho. Velhice ativa: a vivência afetivo-sexual da pessoa idosa. []. , 16, 2, pp.133-159. ISSN 1806-2490.  https://doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p133-159.

No atual contexto, a pessoa idosa vem vivenciando uma velhice ativa e redescobrindo a sua sexualidade. Neste estudo foram realizadas entrevistas com 10 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual Paulista (UNATI/UNESP), sendo cinco homens e cinco mulheres, com o objetivo de compreender o modo de envelhecer e o significado que atribuem às suas vivências afetivo-sexuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos depoimentos foram obtidos por meio de uma entrevista compreensiva norteada pela seguinte questão: “fale para mim sobre a sua vivência afetivo-sexual ao longo da vida e na velhice ativa”. Para análise foi utilizado do método fenomenológico, que consiste na leitura e releitura, discriminação das unidades de significados, elaboração de categorias e identificação das convergências e divergências dos relatos. De forma singular, nos relatos dos idosos emergiram cinco categorias: velhice ativa; vivência afetivo-sexual; realidade das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); os horizontes do casamento e, transfigurações do envelhecer. As reflexões permitiram atentar para a necessidade da desconstrução de ideias e preconceitos que impedem a compreensão vasta do processo de envelhecimento e suas singularidades.

: envelhecimento; pessoa idosa; sexualidade; vivência afetivo-sexual.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License