14 27 
Home Page  


IGT na Rede

 ISSN 1807-2526

COUTO, Damiriane Lino    PEREIRA CUNHA, Luane Seixas. Marcas na pele: A autolesão sob a ótica da Gestalt-terapia. []. , 14, 27, pp.233-259. ISSN 1807-2526.

A produção desse trabalho tem por intuito compreender a conduta autolesiva, um comportamento de violência autoinfligida, a partir da perspectiva da Gestalt-terapia. Essa correlação tem o objetivo central de perceber o modo como a abordagem gestáltica lida com as práticas autolesivas e qual o papel do Gestalt-terapeuta frente essa demanda. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica para a coleta de dados as reflexões são direcionadas a partir da percepção "gestáltica" da relação corpo-pessoa-mundo e da forma particular da Gestalt-terapia considerar um sintoma como contextualizado e do sujeito como ser-no-mundo. O trabalho facilitou ainda a reflexão sobre o papel do Gestalt-terapeuta, a qual à este importa atentar-se para a percepção do que a autolesão tem a dizer sobre o sujeito que a pratica. Ainda que o comportamento autolesivo seja difundido nos ambientes sociais, no âmbito acadêmico há uma escassez de produção sobre esse tema, sobretudo nas pesquisas brasileiras. Logo, esse trabalho tem em sua essência a premissa de contribuir com novos olhares sociais e científicos à conduta autolesiva, impulsionando para que o tema deixe de ser um tabu.

: Autolesão; Autoagressão; Gestalt-terapia; Ajustamento Criativo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License