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Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

KELLNER, Douglas M.. Sobre Marcuse: crítica, libertação e reeducação na pedagogia radical de Herbert Marcuse. []. , 11, 1, pp.23-55. ISSN 1808-4281.

^len^aPhilosopher, social theorist, and political activist, Herbert Marcuse gained world renown during the 1960s as a theorist of major transformations within both the structures of social production and reproduction and emergent forms of resistance to domination and repression. His theory of "one-dimensional" society provided critical perspectives on contemporary capitalist and state communist societies, while his notion of the “Great Refusal" won him renown as a theorist of revolutionary change and "liberation from the affluent society." Consequently, he became one of the most influential intellectuals in the United States during the 1960s and into the 1970s. But what is Marcuse’s legacy today? While other critical theorists of his generation have gained a new level of academic cache, Marcuse seems to remain a historical figure locked within the dramas of the sixties. As such, a return to Marcuse, as Angela Davis has pointed out, seems to veer dangerously close to “nostalgia” for a past age (MARCUSE, 2005). In this book, we attempt to show that Marcuse continues to have significant relevance and importance to the contemporary situation concerning education in the advanced, industrial world. With the rise of standardization policies in the sphere of schooling, the steady progress of the “affluent society” in the sphere of western, industrialized economies, the waning of critical and dialectical thinking in the field of philosophy and the social sciences, and finally, the immediate degradation of the environment, Marcuse speaks with clarity to academics, teachers, and activists interested in understanding the complexities of “counter-revolution and revolt” occurring today in a variety of locations and across many domains. In this book we demonstrate Marcuse’s sustained concern for education as a sphere for developing radical critique and emancipatory alternatives to the fully administered society. We intend our study to demonstrate not only Marcuse’s relevancy, but also the urgency with which we must evaluate his life and work in light of continuities and transformations within the present system of social relations and institutions from Marcuse’s time to our own^lpt^aFilósofo, teórico social e ativista político, Herbert Marcuse ganhou renome internacional durante os anos 60 como teórico das principais transformações das estruturas de produção social e de reprodução assim como das formas emergentes de resistência à dominação e repressão. Sua teoria da sociedade unidimensional nos proporciona uma perspectiva crítica sobre o capitalismo contemporâneo e das sociedades dos estados comunistas, enquanto sua noção de “A Grande Recusa” lhe deu uma posição reconhecida como teórico das mudanças revolucionárias e “da libertação desta sociedade opulenta”. Como conseqüência. ele se tornou um dos mais influentes intelectuais nos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. No entanto, qual seria o legado de Marcuse hoje? Enquanto outros teóricos críticos de sua geração ganharam novos níveis de posição acadêmica, Marcuse parece permanecer uma figura histórica trancada dentro dos dramas dos anos 60. Desta forma, um retorno a Marcuse, como Angela Davis assinalou, parece desviar-se, perigosamente, em direção a uma nostalgia por um tempo passado. Neste artigo, tentamos mostrar que Marcuse continua a ter significativa relevância e importância na situação contemporânea com relação a educação no mundo industrial avançado. Diante da ascensão das políticas de padronização na esfera da educação, com o estável progresso “da sociedade opulenta” no âmbito das economias ocidentais industrializadas, assim como o declínio do pensamento crítico e dialético no campo da filosofia e ciências sociais e a degradação imediata do meio ambiente, Marcuse fala com clareza para acadêmicos, professores e ativistas interessados na compreensão das complexidades da “contra-revolução e revolta” que ocorrem hoje numa variedade de lugares e domínios. Tentaremos demonstrar, ainda neste artigo, que Marcuse interessava-se pela educação como uma esfera de desenvolvimento crítico radical e de alternativas emancipatórias para toda a sociedade administrada. Pretendemos com este estudo demonstrar que não apenas a relevância de Marcuse mas também a urgência com a qual devemos avaliar sua vida e trabalho sob a luz das continuidades e transformações dentro do presente sistema de relações sociais e instituições desde o tempo deste filósofo até o nosso

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