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Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

O debate entre Paganismo e Cristianismo em duas obras de Kierkegaard: contribuições para uma reflexão sobre os processos de subjetivação. []. , 12, 3, pp.792-816. ISSN 1808-4281.

^lpt^aO artigo apresenta o debate entre paganismo e cristianismo a partir de duas obras kierkegaardianas: Migalhas Filosóficas ou um bocadinho de filosofia assinada por Johannes Climacus e Doença Mortal, assinada por Johannes Anti-Climacus. A primeira mostra a diferença entre a mestria socrática e a mestria cristã, defendendo a superioridade da última. Refere-se "ao deus" que se subentende ser o próprio Cristo, um mestre diferente que não apenas  pretende levar o discípulo à reflexão, mas, também,  à transformação decisiva de si mesmo. Na segunda, Anti-Climacus descreve o paganismo como desespero. Embora admitindo a superioridade do paganismo em relação à cristandade e ainda que Doença Mortal postule que seria muito útil retomar o espírito grego e começar por ele em meio à farsa do cristianismo paganizado, em ambas a superioridade do ideal cristão se destaca. Tais temáticas são trazidas para uma reflexão sobre os modos de subjetivação valorizados em tempos de preocupações pagãs.^len^aThe article presentes the debate between Paganismo and Christianism departing from two kierkegaardian works: Philosophical Fragments, signed by Johannes Climacus and Sickness Unto Death, signed by Johannes Anti-Climacus. The first one shows the difference between the socratic and the Christian mastership, defending the superiority of the latter. It refers "to the god" that is understood as Christ himself, a diferente máster who does not only intend to take the disciple to reflection, but also the decisive transformation of his own self; in the second, Anti-Climacus describes paganismo as desperation. Even though he admits the superiority of paganism in relation to Christianity and even though Sickness Unto Death preaches that it would be very useful to return to the Greek spirit and start from it in the middle of the farce of paganized Christianism, in both the superiority of the Christian ideal stands out. Such themes are brought to reflection about the modes of subjectivation valued in times of pagan worries.

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