16  
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

MACHADO, Maysa Maria Napolitano; BRANCO, Victória de Freitas; GALDI, Maíra Bittar    CAMPOS, Érico Bruno Viana. Culpa e Vergonha na Constituição da Subjetividade: Ensaio de Psicanálise Aplicada Sobre o Filme "Shame". []. , 16, spe, pp.1288-1309. ISSN 1808-4281.

^lpt^aEste artigo consiste em um ensaio de psicanálise aplicada sobre o filme "Vergonha" (Shame). A interpretação está focada sobre a relação entre os dois personagens principais, com destaque para o protagonista, Brandon. A análise do filme apresenta a angústia depressiva e a impossibilidade de elaboração do luto pela perda do objeto como elementos centrais da subjetividade narcísica. O objetivo é discutir questões mais amplas com relação à caracterização das formas próprias de sofrimento nos modos de subjetivação contemporâneos, em que a relação com as instâncias ideais caracteriza-se muito mais pela mediação do ideal de ego narcísico, cujo teor afetivo é da ordem da vergonha, do que do superego edípico, cujo teor afetivo é da ordem da culpa.^len^aThis article is an applied psychoanalysis essay about the movie "Shame". The interpretation focus the relationship between the two main characters, specially the protagonist, Brandon. The film analysis presents the depressive anguish and the impossibility of working through mourning the loss of object as central elements of the narcissist subject. It aims to discuss broader issues regarding the suffering in contemporary subjectivity, in which the relationship with the ideals are characterized more by the mediation of the narcissistic ideal of ego, whose emotional content tends to shame, than the oedipal superego, whose emotional content tends to guilt. Because of this, it shows that the film's title is quite appropriate to the psycho-dynamic issues that arise in its plot and also illustrative of depressive anxiety and existential emptiness that underlie the malaise in the culture of narcissism nowadays.^les^aEste artículo es un ensayo del psicoanálisis aplicada sobre la película "Shame". La interpretación se centra en la relación entre los dos personajes principales, especialmente el protagonista, Brandon. El análisis de la película muestra la ansiedad depresiva y la imposibilidad de elaboración del duelo por la pérdida del objeto como elementos centrales de la subjetividad narcisista. El objetivo es discutir cuestiones más amplias relativas a la identificación de las formas de sufrimiento en los modos de subjetivación contemporáneos, en la que la relación con los ideales se caracterizan más por la mediación del ideal narcisista del ego, cuyo contenido emocional tiende a la vergüenza, que el superyó edípica, cuyo contenido emocional tiende a la culpa. Debido a esto, se demuestra que el título de la película es bastante adecuada a las cuestiones psicodinámica que surgen en su trama y también ilustrativo de la ansiedad depresiva y el vacío existencial que subyacen en el malestar en la cultura del narcisismo en la actualidad.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License