Arquivos Brasileiros de Psicologia
ISSN 1809-5267
CANAVEZ, Fernanda. A violência a partir das teorias freudianas do social. []. , 66, 1, pp.33-48. ISSN 1809-5267.
^lpt^aEste trabalho discute a violência nas teorias freudianas do social por meio da construção a posteriori da interlocução de Freud com teóricos de outros campos. Demonstra-se, no início do pensamento freudiano, uma perspectiva confiante na regulação dos laços sociais devido à pretensa neutralização da agressividade. Freud estaria em consonância com a aposta da ciência positivista no rumo progressista da civilização. Mas essa não é a única concepção freudiana, pois há o deslocamento para uma visada atenta à crueldade inerente às relações e à constituição subjetiva. Esta leitura reconhece na psicanálise uma crítica à marcha civilizatória, em suas tentativas de imunizar o sujeito do excesso que o constitui, além de demonstrar que o pensamento de Freud extrapola as classificações comumente usadas nas ciências humanas sobre a relação entre sujeito e civilização.^len^aThis work discusses violence by means of the a posteriori construction of the dialogue between Freud and theorists from other fields of knowledge. We seek, at the onset of Freudian thought, a perspective which is confident as for the regulation of social bonds due to the alleged neutralization of aggressiviness. Thus, Freud would be in line with the bet of positivist science on the progress of civilization. This is not the only Freudian conception on the subject, since there is a change for a sight, more attentive to the cruelty, that pervades relations and the constitution of the subject. This reading embed psychoanalysis in the wake of criticism addressed to the march of civilization through its attempts to immunize the subject from the oversized dimension that constitutes it, in addition to demonstrate that the Freudian thought extrapolates usual classifications of the social sciences about subject and civilization.^les^aEn este trabajo se analiza la violencia en las teorías sociales de Freud a través de la construcción a posteriori del diálogo de Freud con teóricos de otras áreas del conocimiento. Buscamos, a principios del pensamiento freudiano, una perspectiva confiable en la regulación de las relaciones sociales debido a la supuesta elusión de agresividad. Así, Freud estaría en línea con la apuesta de la ciencia positivista en el curso progresivo de la civilización. Este no es el único diseño freudiano al respecto, ya que hay un cambio para un objetivo más atento a la crueldad que permea las relaciones y la constitución del sujeto. Esta lectura introduce el psicoanálisis en la estela de las críticas dirigidas a la marcha de la civilización en sus intentos por inmunizar el sujeto de la dimensión excesiva que lo constituye, además de demostrar que el pensamiento de Freud extrapola las clasificaciones utilizadas en Humanidades para analizar la relación entre el sujeto y la civilización.
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