70 3 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

LIMA, Maria Celina Peixoto; FONTENELE, Thalita Castello Branco    GASPARD, Jean-Luc. O sujeito autista como figura da segregação. []. , 70, 3, pp.113-127. ISSN 1809-5267.

Considerando a problemática clínico-política concernente ao autismo, nosso objetivo é discutir como o sujeito autista representa uma das figuras da segregação do nosso tempo. Partimos de uma contextualização sobre a nova racionalidade tecnocientífica da medicina contemporânea e seus efeitos sobre os critérios estatísticos de diagnóstico/classificação no campo da saúde mental, para, em seguida, situarmos as questões relativas ao que vem configurando uma batalha política acerca do tratamento do autismo. Assim, observamos que o autismo atualiza a noção de criança generalizada, com a qual Lacan se referia ao sujeito-objeto da ciência, aquele cuja verdade está nas mãos dos especialistas. Concluímos que a contribuição de Lacan permanece atual, e - se em 1967, ele desenvolveu suas ideias sobre a segregação como resposta à psiquiatria da criança - interrogamos o que ele teria dito hoje, 50 anos depois, com relação ao cenário atual, ordenado em torno das políticas de saúde mental infantil.

: Psicanálise; Autismo; Saúde Pública; Segregação.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License