9 2 
Home Page  


Pesquisas e Práticas Psicossociais

 ISSN 1809-8908

BRAZAO, Jose Carlos Chaves. A transdisciplinaridade como perspectiva metodológica para uma clínica das subjetividades. []. , 9, 2, pp.268-278. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é apresentar a transdisciplinaridade como uma perspectiva metodológica para se trabalhar na clínica com as subjetividades. Partiremos do princípio de que a subjetividade é mutável, sofrendo transformações coextensas às mutações sociais e políticas, de acordo com fatores próprios em cada sociedade. Para acompanhar suas vicissitudes, faz-se necessário um método que contemple as exigências da própria demanda, ou seja, que mantenha abertura técnica e teórica a ponto de permitir a espontaneidade subjetiva e a consequente captura do fenômeno. A liberdade na utilização de conceitos, transformando-os em operadores analíticos, é um fator chave nesse método e, para tal operação, entra em jogo a habilidade do terapeuta. Articularemos o método transdisciplinar com as perspectivas de ciência de Latour e Serres que entendem que o conhecimento científico é efeito da convergência de fatores múltiplos, formando uma rede de geometria variável que encontra ressonâncias na filosofia de Deleuze.

: Transdisciplinar; Metodologia; Clínica; Subjetividade; Epistemologia.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License