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Pesquisas e Práticas Psicossociais

 ISSN 1809-8908

DADICO, Luciana. Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitores. []. , 12, 3, pp.1-17. ISSN 1809-8908.

^lpt^aO objetivo deste artigo é descrever as categorias imanentes do livro em tela. Primeiramente, discute-se o "livro em tela" como objeto, substancialmente afetado pela mediação digital. Em seguida, trata-se das condições epistemológicas dadas para sua investigação. Partindo de uma concepção teórico-crítica do fenômeno, buscou-se compreender como o livro em tela aparece para o seu leitor. Esta pesquisa envolveu entrevistas semiabertas (gravadas e sem aplicação de questionário) com dez leitores adultos e brasileiros, focalizando as imagens do livro em tela que compareciam nas falas dos entrevistados. A análise destas imagens permitiu identificar as seguintes categorias imanentes do livro em tela: efemeridade; bidimensionalidade; alta-portabilidade; inconstância do fundo; disposição em rede; responsibilidade; inflexibilidade; multifuncionalidade; personificação; conservação temporária; acessibilidade imediata; e semipadronização. Espera-se que este estudo possa tornar mais evidentes as mudanças recentes da forma do livro, que se encontram articuladas à estrutura de nossa experiência no contexto da digitalização da cultura.^len^aThe aim of this paper is to describe the immanent categories of books on screen. First, I discuss this object "book on screen", deeply affected by the digital mediation. Then, the epistemological conditions given for its investigation is under discussion. Based in a critical theoretic approach, I sought to understand how books on screen appear to their readers. This research involved semi-open interviews (recorded and without questionnaire) with ten Brazilian adult, focused on images of books on screen expressed in the speeches of readers. Analysis of these images allowed identifying the following immanent categories of books on the screen: ephemerity; bidimensionality; high-portability; inconstancy of the ground; layout in network; responsiveness; inflexibility; multifunctionality; personification; temporary conservation; immediate accessibility; and semi-standardization. It is expected that this study will become more evident the recent changes in the book appearance, which are intertwined to the structure of our experience in the context of digitalization of culture.^les^aEl objetivo de esta investigación es describir las categorías inmanentes del libro en la pantalla. En primer lugar, se lo discute como objeto afectado por la mediación digital; entonces, las condiciones epistemológicas dadas a su investigación. A partir de la Teoría-Crítica, hemos tratado de entender cómo aparece el libro en la pantalla para el lector. Esta investigación consistió en entrevistas semi-abiertas (grabadas y sin cuestionario) con diez adultos brasileños, centrándose en las imágenes del libro en la pantalla expressadas por ellos. En el análisis de estas imágenes se identificaron las siguientes categorías inmanentes del libro en la pantalla: fugacidad; bidimensionalidad; alta portabilidad; inconstancia del fondo; disposición en red; responsibilidad; inflexibilidad; multifuncionalidad; personificación; conservación temporaria; accesibilidad inmediata; y semi-estandardización. Se espera que este estudio se harán más evidentes los cambios recientes en forma de libro, articulados a la estructura de nuestra experiencia en el contexto de la digitalización de la cultura.

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