12 4 
Home Page  


Pesquisas e Práticas Psicossociais

 ISSN 1809-8908

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho    SAMUDIO, Jania Lurdes Pires. Tensões e desafios na relação dos agentes comunitários de saúde com as equipes. []. , 12, 4, pp.1-13. ISSN 1809-8908.

No Brasil, a Atenção Primária à Saúde (APS) é constituída pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), cuja composição se dá por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, técnicos odontológicos e agentes comunitários de saúde (ACS). Como porta de entrada do modelo assistencial de saúde, a ESF é o primeiro contato dos usuários com o sistema de saúde. Assim, por sua proximidade da comunidade e famílias, o ACS se torna o primeiro profissional a identificar e acolher os casos. Este artigo se propõe a analisar a relação entre os ACS e as equipes, a partir de uma perspectiva esquizoanalítica. Os resultados apontam para uma sobrecarga de trabalho do ACS e para relações de poder calcadas no saber, que conduzem à sua desvalorização pela equipe. Concluímos que, apesar dessas tensões, o trabalho do ACS é essencial para a consolidação da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

: Atenção Primária à Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Relações de poder; Biopoder.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License