14La perspectiva histórico cultural del desarrollo y la construcción de la esfera afectivo-motivacionalLa ética de Van Gogh: una apertura al otro 
Home Page  


Psicologia para América Latina

 ISSN 1870-350X

CORTEZ, MirianBéccheri; BONOMO, Mariana; MENANDRO, Maria Cristina Smith    TRINDADE, Zeidi de Araujo. Luta, dança, filosofia de vida: a capoeira cantada pelos capoeiristas. []. , 14. ISSN 1870-350X.

^lpt^aA capoeira, misto afro-brasileiro de luta e dança, é uma manifestação cultural bastante característica do Brasil. Seguindo a Teoria das Representações Sociais (Moscovici), investigamos as representações sociais de capoeira presentes nas letras de suas canções. Ao submetermos 197 letras encontradas em sites de grupos de capoeira ao software Alceste, encontramos três elementos de representação que parecem ser os significados predominantes nas letras. O Alceste gerou três classes distribuídas em dois eixos: História da capoeira, formado por duas classes: Sofrimento e Resistência, com elementos sobre o passado do escravo e sua luta por liberdade; e O Mestre, com histórias de antigos mestres, suas vidas e ensinamentos. A classe A Roda, localizada no segundo eixo, Capoeira e Vida, mostra a analogia entre esses dois últimos elementos, descrevendo a estrutura física e dinâmica da roda. Concluiu-se que os significados identificados são fundamentais para a preservação da memória da história do negro no Brasil e descrevem uma “filosofia de vida” relacionada ao enfrentamento das adversidades.^len^aCapoeira, an afro-Brazilian compound of fight and dance, is a typical cultural manifestation of Brazil. Based on Moscovici’s Theory of Social Representations, we investigated the social representations of capoeira presented on its lyrics. By submitting 197 lyrics, found on internet sites of capoeira groups, to the software Alceste, we identify three elements which seem to be the main subjects in this lyrics. Alceste produced three classes distributed in 2 axles: Capoeira History, composed by two classes: Suffering and Resistance, that tells the past of black slaves and their fight for freedom; and The Master, that tells histories of old capoeira teachers/masters, their lives and teachings. Class The Game, located on the second axle, Capoeira and Life, shows the analogy between these two components by describing physical and dynamical structure of the game. We conclude that the meanings identified are essential to preserve history of black people in Brazil and they describe a "philosophy of life" related to facing adversities.

: .

        · | |     · |

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License