24Sensibilización ambiental en una muestra de niños mexicanosEl secreto profesional en psicología: aspectos deontológicos, legales y clínicos 
Home Page  


Psicologia para América Latina

 ISSN 1870-350X

ANDRADE, María Julia Baltar De    AGUILAR, Claudia Lorena Carrasco. Re-pensando la psicología educacional en Chile: Análisis crítico de su quehacer y sugerencias proyectadas. []. , 24, pp.173-190. ISSN 1870-350X.

Em 2008, nasce a Associação Nacional de Psicólogos Educacionais do Chile, instalando um debate que considera à psicologia educacional como um campo específico, que necessita colocar em discussão as implicações de seu fazer profissional. Este artigo promove esta discussão em relação a uma proposta a respeito do que deveria ser central neste processo. A teoria dos interesses constitutivos do conhecimento oferece um marco de análise para isso, toda vez que se reconheça que existem diversas visões sobre educação, assim como uma relação entre educação e sociedade. A partir disto, o conhecimento científico que se promove pela psicologia em educação, deve ser histórico-hermenêutico e crítico, abandonando a tradicional ciência empírico-analítica. Para isto, a psicologia educacional deve problematizar seu papel no fortalecimento das noções naturalizantes da pedagogia, em relação à cumplicidade ideológica que influindo na paralização dos psicólogos e na exclusão escolar dos alunos e alunas.

: psicologia em educação; transformação social; auto questionamento.

        · |     ·     · ( pdf )