29Comunicación, subjetividad y vinculación en la supervisión de trabajos de grado 
Home Page  


Psicologia para América Latina

 ISSN 1870-350X

ESPINOLA, Isabel Stange; CAMBRANIS, Aída Ortega; SALAZAR, Alicia Moreno    ESTEVES, Citlalli Gamboa. Aproximação ao conceito do casal. []. , 29, pp.7-22. ISSN 1870-350X.

O conceito do casal devido à sua complexidade, precisa ser constantemente revisto e atualizado, considerando que é influenciado pelas características sociais, históricas e culturais. Este artigo discute alguns mitos e estereótipos sobre o casal, que influenciam a escolha, que são assimilados gradualmente ao longo do processo de socialização. Alem disso, são identificadas várias classificações do ciclo vital do casal; levando à conclusão de que não existe um critério único para determinar e que cada ciclo pode ser considerado válido, dependendo da perspectiva em que o pesquisador está localizado. Ademais, são também propostas sete fases de formação do casal indicando os aspectos mais significativos dos mesmos. Conclui-se com a revisão das semelhanças e diferenças entre casais heterossexuais e homossexuais promovendo no trabalho psicoterapêutico e identifição dos aspectos gerais dos mesmos, assim como as características específicas do par com quem está-se trabalhando.

: Par; mitos; ciclos do casal; características; casais gays; casais heterossexuais.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License