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Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

ROBERTO, Maria Clarilene Medeiros Salvador; AUGUSTO, Marinalda Ferreira; ROCHA, Olcemir Bernardo da    MELLO, Ivana Suely Paiva Bezerra de. Estudo introdutório acerca do fetichismo. []. , 2, 2, pp.106-112. ISSN 1983-3482.

^lpt^aO presente artigo faz uma breve trajetória bibliográfica acerca da formação da estrutura perversa e, especificamente, como se configura em fetichismo. O termo, enquanto herança histórica, tem suas origens nos Três ensaios da teoria sexual (Freud, 1969a [1905]) freudiana. Neste texto, a sexualidade infantil tem caráter perverso, polimorfo, e o reflexo desta sexualidade se expressa em uma sexualidade adulta. Esta, por sua vez, deve percorrer o Complexo de Édipo, constituindo a base na qual se cristaliza, por intermédio dos resultados dessa elaboração, a origem da conduta sexual normal e perversa, que fornece todo o conteúdo para a experienciação do choque infantil na descoberta da inexistência fálica materna. Tal fato possibilita à criança, por meio do recalque, a resolução da identificação enquanto elaboração neurótica da castração. É com a recusa da castração que encontramos o núcleo das escolhas fetichistas como forma de defesa: a negação da falta do pênis na mulher-mãe, elegendo substitutos contra a angústia. O fetichismo resulta na manutenção dos vestígios mnêmicos do falo materno, ou da sua ilusão existencial. Por negação da castração, o menino elegerá um substituto como mecanismo de defesa e vitória, não contra qualquer pênis, mas, para o falo materno, que será o fetiche. O não interdito da figura paterna promoverá o desejo de transgredir a lei do pai, para impor a sua própria lei sob a anuência da mãe, que o coloca na posição fálica. Se esta relação assim se configura, pode-se dizer que o Édipo não teve efeito de metáfora paterna e funcionou parcialmente. Todavia, não é possível afirmar que a recusa à castração possa ser entendida como uma característica psicótica, pois o perverso não apresenta alteração da realidade, e certo grau de fetichismo está presente como uma conduta universal humana^len^aThis article aims to make a brief bibliographical review concerning the perverse structure's formation, specifically as occurs to the fetishism. This term as a historical heritage has its origins in the Three essays of the Freudian sexual theory (Freud, 1969a [1905]). In this paper the infant sexuality is presented as a polymorphic perverse character and the reflection of this will be expressed in an adult sexuality. This, in turn, that will have to go through the Oedipus Complex, having constituted the base that will be crystallized through the results of this development, the origin of the normal and perverse sexual behavior since it will supply all the content for the child experiencing the shocking discovery of the phallus absence in the mother. This fact enables the child by means of repression, the resolution of the identification as a neurotic elaboration of castration. It is with the refusal of castration that we find the core of the fetishist's choices as defense form, the denial of the lack of a penis in the female parent, electing substitutes for the anxiety. Fetishism results in the maintenance of mnemonic traces of the maternal phallus or of its existential illusion. For the denial of castration, the fetishist will elect as a defense mechanism and victory a substitute, not for any penis, but for maternal phallus, which will be the fetish. Failure to interdict the paternal figure will promote the desire to transgress the father law imposing its own law under the mother's consent, who places it in the phallic position. We conclude that the Oedipus had no effect of paternal metaphor, and it worked partially. However, we cannot affirm that the refusal of the castration can be understood as a psychotic characteristic, because the perverse will not change reality, and also a certain degree of fetishism is present as a universal human behavior

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