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Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

VANDENBERGHE, Luc    ASSUNCAO, Alysson Bruno. Concepções de mindfulness em Langer e Kabat-Zinn: um encontro da ciência Ocidental com a espiritualidade Oriental. []. , 2, 2, pp.124-135. ISSN 1983-3482.

^lpt^aO conceito de mindfulness se tornou importante na clínica contemporânea. É herdeiro de duas distintas tradições de pensamento. A primeira emergiu da pesquisa de Ellen Langer em psicologia experimental. A segunda iniciou-se com o trabalho de Jon Kabat-Zinn, que introduziu a meditação budista na prática clínica. Dessa maneira, uma prática espiritual milenar que respira a filosofia oriental confluiu com um corpo de conhecimento estabelecido pelas estratégias da ciência objetiva ocidental. O artigo apresenta uma ampla revisão teórica das formas em que esse conceito foi articulado na literatura psicológica, a partir das duas fontes supracitadas. A definição de mindfulness e as suas bases empíricas são revisadas para sustentar uma contextualização no pensamento contemporâneo. O conceito contribuiu para o referencial teórico de diferentes modelos cognitivos e comportamentais na área clínica atual. Como exemplos citam-se a terapia comportamental dialética e a prevenção de recaída para clientes que já foram depressivos e encerraram com sucesso uma terapia cognitiva. O conceito também se tornou relevante no estudo de relacionamentos. Este artigo discute algumas aplicações no campo da terapia de casal e no manejo da relação terapêutica. Argumenta-se que a prática de mindfulness de origem budista é altamente compatível com a tradição de pesquisa experimental sobre mindlessness. Apesar das suas origens distintas, as duas abordagens compartilham um entendimento do sofrimento humano, além de promover soluções similares para as vivências problemáticas trazidas à terapia pelos clientes. Além disso, aponta-se que as duas abordagens trazem considerações similares, tanto para o aprimoramento pessoal quanto para o trabalho terapêutico no consultório^len^aMindfulness has become a salient concept in today's clinical psychology. It descends from two distinct traditions of thought. The first emerged from research in experimental psychology done by Ellen Langer. The second began with the introduction, by Jon Kabat-Zinn, of Buddhist meditative practices in behavioral medicine. Thus, a millenary spiritual practice that emanates oriental philosophy merged with a body of knowledge established by the strategies of Western objective science. The present article reviews the ways in which this concept, starting from its two distinguished sources, has been articulated in the psychology literature. The definition of mindfulness is explored as well as its empirical foundations and contemporary thinking. This concept contributed to the theoretical framework of different cognitive and behavioral models of present day therapy. Examples are dialectical behavior therapy and relapse-prevention for clients who successfully completed a treatment of depression with cognitive therapy. The concept also contributed to the study of relationships. We discuss some of its applications in the field of couple therapy and in work on the therapist-client relationship. We argue that the tradition that originated in Buddhism and the one that was developed in experimental research are highly compatible. They share a valuable understanding of human suffering and its origins. They sustain similar solutions for the experiential distress clients bring to therapy. And finally, the article discusses how both approaches suggest similar considerations for personal development as well as for treatment

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