6 1 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

NOBRE, Thalita Lacerda. Madame Bovary e histeria: algumas considerações psicanalíticas. []. , 6, 1, pp.62-72. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2013.61.08.

^lpt^aEste artigo parte da compreensão freudiana sobre a constituição psíquica feminina e a histeria como vicissitude psicopatológica, utilizado como objeto de estudo a personagem Madame Bovary, do romance de Gustave Flaubert, publicado na França em 1856, ano do nascimento de Freud. Considerado o principal expoente e fundador da escola literária do realismo, Flaubert criou uma personagem feminina com uma série de conflitos que retratam os costumes burgueses europeus da segunda metade do século XIX, bem como deixam claro o lugar reservado à mulher neste contexto cultural. A sua mulherzinha - como Flaubert virá denominar a personagem central durante a elaboração do romance - é uma importante representante do desejo feminino de transformação, porém, é possível perceber uma desmedida nesses desejos, o que a coloca no campo da afetação psicopatológica. O realismo com que Madame Bovary é apresentado tornou o romance bastante discutido ao longo dos tempos. Quando foi publicado, causou impacto na sociedade francesa, chegando a ser proibida sua publicação. Apesar disso, a história construída por Flaubert mantém-se atual. pois refere-se ao enigma da feminilidade e da patologia histérica, ambas atemporais.^len^aThis article starts from the freudian comprehension about female psychic constitution and hysteria as psychological destiny, for this, the article focuses on Madame Bovary, character extracted from Gustave Flaubert's novel published in France in 1856, the same year that Freud was born. Considered the founder and principal exponent of the literary school of realism, Flaubert created Madame Bovary, a female character with a series of conflicts that portray the European bourgeois customs of the second half of the nineteenth century, as well as make clear the place reserved for women in this cultural context. The little woman - as Flaubert will call the central character during the preparation of the novel - is an important representative of the feminine desire for transformation, but it is possible to realize thesedesires are excessive, which places Madame Bovary in the field of psychopathology affectation. The realism with which Madame Bovary is presented made it widely discussed over the years. When published, it caused impact on French society, and its publication was eventually prohibited. Nevertheless, the story built by Flaubert is still up-to-date because it refers to the riddle of femininity and hysterical pathology, both timeless.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )