7 2 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico com casais: interlocuções entre Psicologia Positiva e abordagem centrada na pessoa. []. , 7, 2, pp.192-206. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2014.72.07.

O aconselhamento psicológico oferece subsídios para o atendimento de casais em programas de educação para a conjugalidade. O objetivo deste estudo teórico é discutir sobre os elementos que podem compor uma intervenção com casais na modalidade de aconselhamento psicológico, tendo como marco teórico as interfaces entre Psicologia Positiva e Abordagem Centrada na Pessoa. Na Abordagem Centrada na Pessoa, parte-se do pressuposto de que o ser humano está envolto em uma autonomia crescente ao longo de seu desenvolvimento. A Psicologia Positiva valoriza o ser humano em termos de suas capacidades e forças pessoais. Uma intervenção possível a partir da interlocução entre aspectos dessas abordagens teóricas consideraria o acesso às crenças e percepções acionadas pelo casal, a resiliência, o fortalecimento das capacidades e dos recursos pessoais, a construção de estratégias para enfrentamento do problema, a responsabilização pelo próprio processo de mudança e a reavaliação das expectativas quanto ao futuro. Pode-se compreender o aconselhamento psicológico com casais como uma proposta que visa a recuperar, em cada um e na díade, a tendência ao crescimento e a abertura para o bem-estar. Sugere-se que pesquisas empíricas sejam conduzidas para oferecer suporte a essas considerações.

: aconselhamento psicológico; psicoterapia; conjugalidade; terapia de casal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License