9 1 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

ALVES-SILVA, Júnia Denise; SCORSOLINI-COMIN, Fabio    SANTOS, Manoel Antônio dos. Conjugalidade e casamentos de longa duração na literatura científica. []. , 9, 1, pp.32-50. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.03.

Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura científica acerca dos processos de construção e transformação da conjugalidade na contemporaneidade, com destaque para os casamentos de longa duração. A revisão foi realizada nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, no período de 2009 a 2015. Foram recuperados 18 artigos a partir dos critérios de inclusão preestabelecidos. Os resultados mostram que, dos artigos recuperados, 15 são estudos empíricos que utilizaram enfoques quantitativos e qualitativos. Verificou-se que não há consenso em relação à definição do casamento de longa duração, e são escassos os estudos específicos sobre esse arranjo conjugal. Destaca-se que tal dificuldade não se restringe à duração de um casamento em anos, mas perpassa a própria concepção de relacionamento conjugal que compartilhamos na contemporaneidade, caracterizado pela coexistência de características tradicionais e modernas, e pela diversidade nos modos de vivenciar a conjugalidade. Essas transformações têm sido atribuídas às mudanças do papel social da mulher e do relacionamento amoroso como pedra angular do casamento. As uniões conjugais passaram a ser entendidas como uma escolha individual baseada no amor, na amizade e no companheirismo. Torna-se necessário investigar os casamentos de longa duração para melhor compreender os processos recentes de transformação da conjugalidade.

: conjugalidade; relações conjugais; casamento.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License