11 2 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

SERRALHEIRO, Regiane Ribeiro de Aquino; HELENO, Maria Geralda Viana    FARHAT, Cecília Aparecida Vaiano. Eficácia Adaptativa: uma revisão sistemática das publicações brasileiras (2012 a 2016). []. , 11, 2, pp.232-242. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.08.

A adaptação pode ser compreendida como condição essencial para a sobrevivência do indivíduo frente aos problemas que se apresentam no dia a dia. Para avaliar a eficácia adaptativa, que é o grau de adaptação do indivíduo, foi desenvolvida a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Diante da amplitude de possibilidades de uso da EDAO, o presente artigo é uma revisão sistemática das publicações referentes a esta escala no período de 2012 a 2016. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS-Psi, Portal Periódico Capes, PePSIC, index Psi Periódicos, SciELO, Lilacs e IBICT, utilizando as palavras-chave EDAO e Eficácia Adaptativa. Foram encontradas 120 publicações - destas, 30 foram excluídas, por estarem repetidas, 61, por não terem relação com o tema e 4, por se tratarem de trabalhos completos publicados em anais de Iniciação Científica, totalizando 25 publicações analisadas na íntegra. Quanto ao tema, a maioria (40%) aborda a dinâmica psíquica de pacientes, a evolução do processo psicoterapêutico na utilização da Psicoterapia ou Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO) (28%) e estudos sobre doenças crônicas (8%). Além dos estudos com a EDAO (56%), observou-se crescente utilização da versão de autorrelato (32%). Concluiu-se que a EDAO demonstra ser sensível tanto para diagnóstico quanto prognóstico, assim como para observar a evolução dos quadros clínicos após intervenção psicoterápica.

: EDAO; adaptação; Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada; avaliação psicológica.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License