12 1 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

MACHADO, Dainon; SOARES, Maria Rita Zoéga    COSTA, Roberta Seles da. Avaliação de uma intervenção em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso para indivíduos diagnosticados com transtorno bipolar. []. , 12, 1, pp.26-47. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.02.

O Transtorno Bipolar (TB) é uma condição crônica grave, definido pela ocorrência de episódios de mania, hipomania e depressão. Está relacionado a complicações em aspectos emocionais, físicos e sociais. Pesquisas têm focado no desenvolvimento de intervenções que resultem em melhora terapêutica, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que almeja produzir flexibilidade psicológica. O objetivo do artigo é apresentar um estudo de caso de um grupo baseado na ACT para três participantes com diagnóstico de TB e resultados da intervenção sobre o repertório de flexibilidade psicológica, sintomas de mania, hipomania, depressão e qualidade de vida. As sessões foram realizadas em grupo com cinco encontros totais na clínica-escola de uma universidade estadual. Foram utilizados os instrumentos Escala de Hamilton de Depressão; Escala de Mania Young, WHOQOL-bref e dados qualitativos obtidos por registro em áudio e vídeo. Os resultados demonstraram diminuição nos sintomas, melhora nos domínios físico e de relações pessoais do inventário de qualidade de vida e aumento em repertório de flexibilidade psicológica. Considerando as limitações do estudo, como um número pequeno de participantes e grupo único de intervenção, concluiu-se que a ACT foi eficaz para ampliar o repertório-alvo de pacientes diagnosticados com TB.

: transtorno bipolar; terapia de aceitação e compromisso; intervenção em grupo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License