12 2 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

GALVAO, Jéssica Oliveira; MATSUOKA, Érica Tavares de Melo; CASTANHA, Alessandra Ramos    FURTADO, Francisca Marina de Souza Freire. Processos de enfrentamento e resiliência em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. []. , 12, 2, pp.659-684. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.13.

A Doença Renal Crônica (DRC) associada à hemodiálise implica em alterações na vida do paciente que têm impacto sobre a sua qualidade de vida. Todavia, a resiliência pode promover um novo significado e oportunidades de vida ao paciente. O objetivo do estudo foi compreender os aspectos envolvidos nos processos de enfrentamento e resiliência de pacientes em hemodiálise. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em um hospital público de Recife-PE, com participação de 15 pacientes (oito do sexo feminino e sete do sexo masculino). Os instrumentos utilizados foram um questionário sócio demográfico e clínico e entrevista semiestruturada, analisados por meio de estatísticas descritivas e análise categorial temática. Os participantes tinham entre 23 e 89 anos, com tempo de tratamento dialítico entre 8 meses e 27 anos. Das entrevistas, emergiram duas classes temáticas: Vivências relacionadas ao adoecimento renal crônico e Processos de Resiliência. Constatou-se que o adoecimento marca uma ruptura na vida do indivíduo e, comumente, os pacientes estabelecem uma relação dual com a hemodiálise (vida x prisão). Diante dos fatores de risco, os fatores de proteção ajudam no processo de resiliência reduzindo o impacto negativo da doença, facilitando, para alguns destes pacientes, a ressignificação da experiência e superação desta.

: Resiliência; doença renal crônica; hemodiálise.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License