13 2 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

SCHWOCHOW, Monique Souza; ALMEIDA, Maíra Lopes    FRIZZO, Giana Bitencourt. A criança imaginária no contexto de espera pela adoção. []. , 13, 2, pp.451-474. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2020.132.05.

O período anterior à chegada da criança na família adotiva é permeado por expectativas, incluindo o imaginário sobre a criança. O presente estudo investigou as representações maternas sobre a criança imaginária no contexto de espera pela adoção. Trata-se de um estudo de casos múltiplos em que participaram quatro mulheres que esperavam na fila de adoção. Os dados foram analisados através da Análise Temática e organizados a partir de três temas definidos previamente: (a) imaginário sobre características físicas; (b) imaginário sobre as características emocionais; e (c) imaginário sobre a relação mãe-criança. Observou-se que no primeiro tema surgiram questões raciais, enquanto no segundo tópico as participantes falaram sobre a representação de uma criança sofrida e/ou idealizada, sendo essa última baseada na apresentação de um comportamento calmo. Na relação com a criança, as participantes abordaram a necessidade de adaptação frente ao tornar-se mãe por adoção, apesar disso, suas perspectivas apontavam para interações positivas. Reconhecer a espera pela adoção como parte da transição para parentalidade faz-se primordial para saúde emocional dessas famílias. Este estudo contribui empiricamente para uma maior compreensão sobre as representações maternas da criança imaginária no contexto da filiação adotiva.

: criança imaginária; adoção; pretendentes à adoção.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License