13 3 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

COSTA, Cintia Maria Rosa Faria da    OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Codependência, problemas psicológicos e tempo de exposição a pais com histórico de dependência de substâncias psicoativas: apontamentos. []. , 13, 3, pp.724-739. ISSN 1983-3482.

O conceito de codependência é controverso, reportando-se a dificuldades psicológicas de familiares de dependentes de substâncias psicoativas, bem como abrangendo contextos de desestruturação familiar não associados à dependência dessas substâncias. A pesquisa teve por objetivo avaliar codependência e problemas internalizantes e externalizantes em adolescentes, filhos de pais com histórico de dependência a substância psicoativa, segundo sexo, e possível correlação entre codependência e tempo de exposição a esse membro da família, também segundo sexo. O estudo avaliou 30 adolescentes, de 13 a 18 anos, em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Com o uso da Escala Spann-Fischer de Codependência e do Youth Self Report, foi verificada forte correlação entre a codependência e problemas psicológicos nas meninas. Ademais, foi encontrada forte correlação positive entre codependência e exposição intermitente ao familiar dependente de substâncias psicoativas, para meninos da amostra. Para meninos e meninas, não houve correlação entre codependência e exposição contínua ao familiar dependente, o que sugere que a codependência transcende a mera presença da pessoa com histórico de dependência de substâncias psicoativas.

: codependência; adolescentes; inventário de auto avaliação para adolescentes.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License