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Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

ROSA, Laura Marques da    SERRA, Rodrigo Giacobo. A relação entre o uso de jogos digitais online e sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. []. , 13, 3, pp.807-827. ISSN 1983-3482.

^lpt^aO presente trabalho tem como objetivo investigar a relação do uso de jogos digitais online por crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade, tendo em vista a relevância da temática na atualidade. Para tanto, após a aplicação de um questionário online em uma amostra de 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de idade, estudantes de uma escola pública brasileira, foram utilizados instrumentos como um questionário de perfil elaborado pelos autores e a Escala de Transtornos relacionados à Ansiedade Infantil (SCARED) para a investigação da existência da associação do uso de jogos online e sintomas de ansiedade. Dos 50 participantes, 41 (82%) apresentaram sintomas de ansiedade e 42 (88%) fazem uso de jogos digitais online. Foi encontrada correlação negativa significativa entre o tempo de uso de jogos virtuais e sintomas de ansiedade (ρ = -0,526; p<0,01). Os resultados obtidos mostram que o uso de jogos digitais online é encorajado pelos sintomas de ansiedade, funcionando como uma estratégia de enfrentamento de esquiva dos sintomas ansiosos. Portanto, quanto mais tempo as crianças e adolescentes jogam, mais evitam situações potencialmente ameaçadoras e, dessa forma, apresentam menos sintomas ansiosos.^len^aThis paper aims to investigate the relationship between the use of online digital games by children and adolescents with the symptoms of anxiety, in view of the relevance of the topic today. For this purpose, instruments such as a profile questionnaire created by the authors and the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) were used to investigate the existence of an association between the use of online games and anxiety symptoms that were applied through an online survey in a sample of 50 children and adolescents from a Brazilian public school of 10 to 16 years old. Of the 50 participants, 41 (82%) showed symptoms of anxiety and 42 (88%) use digital games online. A significant negative correlation was found between the time spent using virtual games and anxiety symptoms (ρ = -0,526; p<0,01). The results obtained show that the use of online digital games is encouraged by the symptoms of anxiety, working as a coping strategy to avoid the anxiety symptoms. Therefore, the longer they play, the more they avoid potentially threatening situations, and thus have less anxious symptoms.

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