14 2 
Home Page  


Contextos Clínicos

 ISSN 1983-3482

MARINHO, Juliana da Rosa    ZAPPE, Jana Gonçalves. Organização da rede de atenção psicossocial em situação de desastre: experiência de psicólogas que atuaram após o incêndio da boate kiss. []. , 14, 2, pp.609-631. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2021.142.11.

Este estudo objetivou conhecer como se deu a organização da atenção psicossocial para o enfrentamento das demandas que surgiram a partir do incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com destaque para a criação de um novo serviço, o Acolhe Saúde. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, foi realizada com a aplicação de questionário sociodemográfico e entrevista individual semiestruturada. Participaram sete psicólogas que atuaram durante ou após o período emergencial de assistência às vítimas e familiares. Os relatos passaram por análise de conteúdo e resultaram na construção das categorias: 1) Primeiros passos para o cuidado; 2) Lacunas na rede e criação de um novo serviço; e 3) Desafios e potências quanto ao enfrentamento. Diante da produção dos dados, foi possível observar fragilidades na rede de atenção psicossocial do município, ao mesmo tempo em que ficou evidente o potencial de enfrentamento, de forma que foram realizadas ações pautadas nas políticas públicas já existentes. Ainda, observou-se a trajetória de criação de um novo dispositivo de acolhimento e cuidado. Acredita-se que esses dados podem auxiliar profissionais e pesquisadores no processo de compreender desafios e criar possibilidades na constituição de redes de cuidado e atendimento a populações vítimas de desastres.

: emergências em desastres; intervenção psicossocial; acolhimento.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License