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Revista de Psicologia da UNESP

 ISSN 1984-9044

ALMEIDA, Kelly Karina Oliveira de. Encontro com a ontologia dos povos originários: reencontro com as tradições apagadas. []. , 19, spe, pp.56-57. ISSN 1984-9044.  https://doi.org/10.5935/1984-9044.20200013.

^lpt^aEste trabalho constitui um relato de experiência sobre um encontro e atuação proporcionados pelo estágio eletivo da Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Saúde Coletiva da UNICAMP, tendo como recorte a Saúde Mental Indígena em sua interface com as concepções e visões filosóficas que embasam o cuidado com uma adolescente. Utilizamos, para tanto, a filosofia hermenêutica estabelecida por Martin Heidegger, em diálogo com o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro. A partir da análise feita, destacamos a necessidade de reconstruirmos novos pressupostos epistemológicos, um repertório conceitual capaz de transitar, minimamente, em territórios étnicos e culturalmente diferenciados, que sejam capazes de escutar elaborações subjetivas permeadas por sua trajetória cultural, familiar e comunitária. Concluise que voltar às coisas mesmas requer esforço de estar mais próximo ao que se vive e como se vive para, a partir daí, construir um encontro que seja significativo e terapêutico para o outro.^len^aThis paper deals with an experience report about a meeting and performance provided by the elective stage of the Multiprofessional Residency of Mental Health and Collective Health of UNICAMP, having as a cut the Indigenous Mental Health in its interface with the philosophical conceptions and visions that underpin the intervention. Using, therefore, the hermeneutic philosophy established by Martin Heidegger, with a dialogue with the Amerindian perspectivism of Eduardo Viveiros de Castro. From the analysis made I stress the need to reconstruct, from new epistemological assumptions, a conceptual repertoire capable of transiting, minimally, in ethnic and culturally differentiated territories, that are able to listen to their subjective elaborations permeated by their cultural, family and cultural trajectory. Community level. We accept that it is possible to consider the phenomenological-existential starting point, emphasizing, nevertheless, the specificities of the lived indigenous world, more specifically, of an adolescent of a certain indigenous ethnicity, in a certain village, that is, territory. It is understood therefore that to return to the same things requires effort of being closer to what one lives and how one lives, and from there on, to build an encounter that is meaningful and therapeutic for the other.

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