19 2 
Home Page  


Revista de Psicologia da UNESP

 ISSN 1984-9044

LIMA, Ana Carolina Rimoldi de; SABINO, Bárbara Cardoso    BORGES, Cristelly. Identificação de indicativos de bem-estar subjetivo e estresse em psicólogos. []. , 19, 2, pp.96-124. ISSN 1984-9044.  https://doi.org/10.5935/1984-9044.20200027.

Existem evidências de que os profissionais da área da saúde mental são mais vulneráveis ao estresse em decorrência de fatores relacionados à sua profissão. Na prática profissional do psicólogo, esse desgaste pode afetar a prestação do serviço e a qualidade do cuidado oferecido. Contudo, é fundamental que o psicólogo seja habilidoso em manter seu bem-estar físico e mental para que possa ser capaz de desvincular a demanda de sua clientela das suas demandas pessoais. Diante disso, esta pesquisa busca identificar se uma amostra de psicólogos apresenta sinais de estresse e quais as estratégias utilizadas por esses profissionais para promover seu bem-estar subjetivo, consequentemente, reduzindo reações de estresse. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento quantitativa e qualitativa com uma amostra de 39 psicólogos, de ambos os sexos, que atuam em diversas áreas da profissão no município de Itumbiara-GO. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: uma entrevista semiestruturada, o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) para investigar sintomas de estresse e as Escalas ESV (Escala de Satisfação de Vida) e PANAS (Escala de Afetos Positivos e Negativos), para investigar indicativos de bem-estar subjetivo. Identificou-se que a amostra apresenta predominância de bem-estar subjetivo sobre estresse, confirmando, assim, a hipótese deste estudo.

: bem-estar subjetivo; estresse; profissional psicólogo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License